Centro Logo
CENTRO
SAÚDE EM MOVIMENTO

Tudo começou muito cedo, quando começámos a subir a árvores, a nadar, a correr, a brincar a jogos infantis. A preocupação com o físico foi sempre importante nas nossas vidas.

Por volta dos 10 anos iniciámos a nossa jornada naquilo que seria um estilo de vida: Artes Marciais, natação, ginástica, pólo aquático eram o foco das nossas vidas naquela altura.

Mais tarde, conhecemos o Pilates, e com este sistema de movimento embarcámos numa viagem em que que não adorávamos só natação, artes marciais, treino de força, mas sim movimento!
Desde essa altura que estudamos com vários professores nas mais diversas áreas que envolvem movimento – Professores de Pilates, Ioga, Treino de Força, Kettlebell, Artes Marciais, Exercício de Reabilitação em várias vertentes, Programação Neurolinguística, “Coaches”, Bailarinos, Terapeutas, Fisioterapeutas, Osteopatas, Quiropratas, Nutricionistas, Médicos.

Fomos percebendo que muitos "Professores de Movimento" utilizavam uma disciplina específica, mas poucos deles tinham soluções e ferramentas suficientes para alterar os padrões de movimento de qualquer pessoa, tornando-a mais funcional de forma integrada.
É a isso que nos propomos, aliando desde a abordagem terapêutica, passando pelos aspectos mentais da prática de movimento, até à Anatomia Funcional, Fisiologia e muito mais.

Estamos num processo contínuo e permanente de formação no que respeita a movimento, ajustando o nosso ponto de vista sobre a Motricidade Humana.

Formamos professores, partilhando os saberes que fomos adquirindo nesta nossa jornada e oferecemos este conhecimento aos nossos alunos para que através do movimento, possam ajudar a melhorar vidas, inclusive as suas.

Estas são algumas das ferramentas que usamos para ajudar os nossos alunos a atingir os seus objetivos:

O KettlebellImagem 1 de Kettlebell

Este é um objecto de treino básico e extremamente versátil, que coloca o corpo em movimento, permitindo o desenvolvimento da resistência cardio-vascular, força, mobilidade / flexibiliade e ainda consciência corporal.

Recentemente o Kettlebell tem vindo a ganhar popularidade nos Ginásios, Health Clubs e Boxes de Cross Fit onde é largamente utilizado, para o desenvolvimento das componentes físicas (força, resistência, mobilidade/flexibilidade). Sendo um dos mais antigos aparelhos de treino, deve a sua longevidade aos resultados que oferece, quando corretamente utilizado.

Imagem 2 de KettlebellNo CENTRO conhecemos bem as vantagens da utilização deste aparelho milenar, utilizamo-lo sempre que julgamos adequado aos objectivos e necessidades particulares de cada um, trabalhando com as prograssões e intensidades corretas, respeitando todos os principíos de treino e principalmente a pessoa.

Fazemos uso deste aparelho, não só pelo que lhe traz hoje notoriedade (desenvolvimento das componentes físicas acima referidas) mas, principalmente, pela potencialidade como ferramenta de avaliação de movimento, desenvolvimento da consciência corporal e integração no trabalho de exercício corretivo. É a este nível que o trabalho no CENTRO com esta ferramenta se distingue e é procurado, tanto a nível privado como no nosso projeto de formação continua para profissionais da área de exercício e saúde.

Beneficios do Kettlebell

. Desenvolve consciência corporal;
. Permite desenvolver estratégias de exercício correctivo;
. Reforça padrões de movimento eficientes e funcionais;
. Desenvolve componentes físicas (força, resistência, mobilidade/flexibiliade).
. Melhora postura.

O que é PilatesImagem 1 de Pilates

O Pilates é um sistema de exercícios que visa actuar sobre musculatura do “Power house” ou centro, promovendo o desenvolvimento da estabilização interna e externa, ponto de partida para o desenvolvimento de um corpo saudável e disponível para as exigências que se nos apresentam no dia a dia.

É um método bastante vasto, praticado com aparelhos específicos (System) e também utilizando o chão (Mat) através de sequências fluidas e exercícios especificos. Pode ser praticado por qualquer faixa etária, género ou condição física e deve concentrar o seu foco numa intervenção personalizada e individual, respeitando a condição física de cada pessoa. Centra-se principalmente na construção do bem estar físico e em responder às necessidades individuais de cada organismo.

Imagem 2 de PilatesÉ um método muito completo, permite trabalhar a funcionalidade do corpo, estabilidade e mobilidade, equilíbrio, ritmo e respiração, aprendizagem motora, dissociação e integração. Os padrões disfuncionais ou compensatórios são alterados de forma a criar um organismo são e equilibrado.

No CENTRO vemos o Pilates como uma forte ferramenta de apoio ao trabalho realizado, valorizando-o pelos resultados verificados, pela diversidade de exercícios, pela possibilidade de tornar adequados os exercícios às necessidades particulares de cada um. Tentamos retirar deste sistema o que ele tem de melhor segundo a nossa perspectiva, livrando-nos de dogmas. Temos como principal meta o correto e eficiente funcionamento do corpo, para que quem nos visita possa desenvolver-se na sua máxima plenitude, superando as suas dificuldades. Por essa razão utilizamos esta e outras técnicas com o mesmo objetivo.

Beneficios do Pilates:


. Reforça musculatura interna e externa;
. Reforça padrões respiratórios adequados ao movimento realizado;
. Trabalha o corpo de forma integrada;
. Aumento da mobilidade e estabilidade;
. Melhora a postura;
. Desenvolve concentração e consciência.

Persian Mills & Indian ClubsImagem 1 de Persian Mills & Indian Clubs

São peças de madeira feitas à mão, vêm em pares e variam de tamanho e forma consoante o peso, objectivo e zona de origem. São compostos por uma zona de pega e outra onde se concentra a maior parte da sua massa. Têm uma história milenar repleta de tradição, respeito e honra, convidando o praticante mais curioso a mergulhar e conhecer toda a cultura que carregam consigo. A sua influência e origem extende-se do Médio Oriente à India, onde ainda hoje são largamente utilizados.

Durante a época Vitoriana, por toda a Europa e Estados Unidos foram bastante populares. Utilizados em ginásios ou como ferramenta de treino nas escolas militares, foram conhecidos pelos efeitos benéficos resultantes da prática e utilização dos mesmos. Recentemente um pouco por todo o mundo, a sua prática renasceu pela mão de alguns entusiastas, terapeutas e treinadores.

Através de padrões circulares mais ou menos elaborados, mediante o seu peso e objectivos, são utilizados para desenvolver a força, resistência e coordenação. À primeira vista um pode associar esta prática ao trabalho de ombros e cintura escapular no entanto tal observação é redutora. A sua prática sistemática transporta-nos a um estado de meditação em movimento, onde de uma forma integrada, o corpo, mente e aparelho se unem num só.

Benefícios :Imagem 2 de Persian Mills & Indian Clubs

. Trabalha o corpo de forma integrada;
. Desenvolve mobilidade e estabilidade;
. Desenvolve concentração e consciência;
. Promove aumento de força e resistência;
. Desenvolve equilíbrio e fluidez de movimento.