Centro Logo
CENTRO
SAÚDE EM MOVIMENTO

Prague School


Estabilização Neuromuscular Dinâmica (DNS)

Como funciona o DNS:

Poster 1 de DNSPavel Kolar (criador) ensina-nos a importância do conceito de "centralização articular” - esta refere-se a uma articulação que se estabiliza dinamicamente ao longo da sua amplitude de movimento, permitindo que a mesma e consequentemente os músculos que a rodeiam operem no seu máximo de eficiência. Uma articulação centrada experimenta um stress mínimo.

Exemplo:
A ativação disfuncional do diafragma (elo mais fraco) pode contribuir para a dor lombar crónica. Indivíduos que não usam corretamente o diafragma aumentarão as forças de compressão na coluna vertebral, impedindo assim que esta alcance a sua função de estabilização dinâmica optima.

Se existe um elo fraco ou ineficaz num padrão de movimento, outros músculos serão solicitados para criar padrões de movimento compensatório. Estes padrões são armazenados no sistema nervoso central como hábitos. O uso habitual de padrões de movimento ineficientes conduz à dor e posterior lesão.

Através desta técnica terapêutica é possível identificar o “elo mais fraco” e prescrever exercício corretivo. Este destina-se a ativar e restaurar o padrão ótimo de estabilização e como tal o movimento ao nível do centro de controlo motor (cerebelo). Elimina-se assim o desconforto, dor e disfunção.

Beneficios do DNS:

. Promove a centralização articular, permitindo que articulação e músculos operem no seu melhor, reduzindo ou eliminando a dor;
. Possibilita a alteração de padrões de movimento ineficientes a nível do centro de controlo motor (cerebelo);
. Permite recuperações com efeito duradouro / permanente;
. Pode ser utilizado como trabalho preventivo;
. Desenvolve um corpo eficiente e disponível, livre de dor ou desconforto;
. Trabalha sobre a capacidade de estabilidade dinâmica, essencial para a performance desportiva e para saúde do dia a dia.

Breve história e conceito do DNS

Poster 2 de DNSÉ através da Escola de Reabilitação de Praga (uma das mais influentes escolas de terapia da atualidade) que o DNS chega até nós. É uma das técnicas terapêuticas com maior crescimento e aceitação mundial nos dias de hoje, procurada por atletas, sejam profissionais ou amadores e também por cidadãos comuns.

Foi inventado por Pavel Kolar, um fisioterapeuta pediátrico que assenta o seu trabalho em inovadoras descobertas do desenvolvimento neurológico e princípios de reabilitação , estabelecidos por alguns dos mais influentes neurologistas e terapeutas do sec. XX (Vaclav Vojta, Karel Lewit, Vladimir Janda, Frantisek Vele)

A base do DNS é o mecanismo de desenvolvimento neural de todos os bébés humanos. A criança aprende de forma progressiva e natural a controlar a sua postura e a movimentar-se de forma intencional.

É esta progressão que permitem a um bebe neste periodo, passar de uma posição horizontal para uma posição vertical com descontração, fluidez e extrema eficiência, livre dor ou desconforto. Ele pode construir movimento desfrutando de uma total amplitude articular.

Com o DNS trabalhamos com o SNC (sistema nervoso ccentral) para programar os padrões básicos de movimento, reiniciando a aprendizagem no cerebro.

A utilização dos padrões de movimento corretos impede que a lesão crónica ocorra. Essa utilização acontece sem esforço depois de um número adequado de repetições do padrão em questão.

Sessões de Terapia - Neurokinetic Therapy® (NKT®):Logo de NKT


Para melhor entender esta inovadora técnica terapêutica, imagine:

Foto 1 de terapia NKTA 1ª peça corresponde à origem do seu problema (Ex: um tornozelo que torceu na rua quando era adolescente). A ultima equivale ao sintoma que hoje o/a trás ao CENTRO (Ex: um ombro que o incomoda, uma dor lombar que apesar de muitos tratamentos ainda não encontrou descanso). Eventos passados muitas vezes originam problemas que ao longo do tempo o corpo procura resolver, alterando outras "peças" até estas se esgotam e aí instala-se o simtoma que o sistema não consegue mais contornar.

No CENTRO somos muitas vezes confrontados com esta realidade e como tal prestamos especial atenção ao historial da pessoa, pois sabemos que aí encontramos muitas vezes a chave para melhorar ou resolver a sua condição.

O NKT® é uma técnica de terapia manual (inovadora e reconhecida internacionalmente) que utiliza testes musculares, com base na Cinesiologia Aplicada, que permitem identificar e corrigir padrões compesatórios no centro do controlo motor. Estas compensassões podem ter origem em acidentes, traumas, sedentarismo, sobre-utilização de estruturas e/ou padrões de movimento específicos, movimentos repetitivos. Esta técnica permite eliminar a dor na sua origem, o Centro de Controlo Motor, localizado no Cerebelo.

A maioria das dores no sistema musculo-esquelético é causada por desequilíbrios de origem neurológica, com alguns músculos sobre-estimulados e outros sub-estimulados. O NKT ® permite atingir resultados mais rápidos e duradouros do que a maioria das técnicas pois atua directamente no Centro de Controlo Motor, onde esses padrões estão programados. A técnica utiliza uma estratégia distinta da força e oferece soluções para condições que podem não ter respondido a tentativas de tratamento anterior. Coaduna-se perfeitamente com outros tipos de terapia tais como Fisioterapia, Acupuntura, Osteopatia.

“Após quase 5 anos de tratamentos de ortopedia e fisioterapia, infiltrações e muito tempo com anti-inflamatórios, conheci o André que me falou da terapia de reprogramação neuro muscular.

Ao fim de apenas duas semanas (2 sessões) de tratamento consegui subir escadas sem dor na anca, as restantes queixas relacionadas com a compressão (como o dormir de lado) e com os movimentos de rotação desapareceram em cerca de 10 sessões.

Voltei a fazer alguns movimentos diários (como sair e entrar no carro) sem recorrer a técnicas para me defender da dor.

Dançar é um dos meus hobbies, mas já se tinha tornado num sacrifício devido a esta incapacidade.

Após o trabalho do André voltei a dançar, fazer exercício físico sem limitações e a poder dormir sem qualquer dor na anca.

Estou-te tão grata André”

Gabriela Fabiro

Benefícios do NKT®:
Foto 2 de terapia NKT
. Utilização de testes musculares para determinar problemas;
. Permite obter resultados mais rápidos e duradouros que muitos outros métodos;
. Elimina padrões de disfunções causados por lesões antigas;
. Reduz os efeitos de lesões repetitivas por stress;
. Aumenta a performace desportiva;
. Melhora a coordenação muscular;
. Aumenta amplitude de movimento, energia, força;
. Inclui prescrição de exercício correctivo para maximizar resultados.


AiM (Anatomy in Motion)Logo de AIM

Para trabalhar com esta técnica, é necessário considerar a forma de movimento, a postura e não apenas a dor. É necessário perceber essa jornada, essa história, esses hábitos para realmente poder ajudá-lo.

Foto de AIMAo longo da vida, o seu corpo pode ficar fora de equilíbrio por muitas razões. Lesões anteriores, hábitos de vida e mesmo stress podem mudar a maneira como funcionamos. Quando o corpo está fora de equilíbrio algumas estruturas são forçadas a trabalhar mais do que normalmente, compensando outras que não estão a trabalhar como era suposto.

Ao longo do tempo, isso pode originar músculos / ligamentos sobrecarregados que enviam sinais de socorro chamando assim a sua atenção. Esses sinais são processados no cérebro e o que começou como uma leve impressão pode-se transformar em dor crónica. O que fazemos é identificar a sua causa e corrigir.

Com que frequência anda? Quando foi a última vez que a sua marcha foi avaliada corretamente?

Considerações importantes de que talvez não esteja ciente:

O sistema nervoso pode continuar a compensar os movimentos devido a uma lesão mesmo após esta estar completamente recuperada. Na verdade verificamos isto em mais de 90% das pessoas, com dor crónica, que atendemos.